terça-feira, 27 de abril de 2010

História das Porcentagens

Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I a.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada. Um dos impostos criados pelos chefes romanos era denominado centésimo rerum venalium, e obrigava o comerciante a pagar um centésimo pela venda das mercadorias no mercado. Naquela época, o comércio de escravos era intenso e sobre as vendas era cobrado um imposto de 1/25 (um vinte e cinco avos).

Os cálculos eram feitos sem a utilização do símbolo de porcentagem, eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto no valor de 6/100 da comercialização, eles cobravam seis centésimos do preço do produto, isto é, dividiam o produto em cem partes iguais e pegavam seis partes, basicamente o que é feito hoje sem a utilização de calculadoras.

A intensificação do comércio por volta do século XV criou situações de grande movimentação comercial. O surgimento dos juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagens. A base escolhida foi o 100. O interessante é que mesmo com essa evolução, o símbolo que conhecemos hoje ainda não era utilizado pelos comerciantes. Muitos documentos encontrados e registrados apresentam uma forma curiosa de expressar porcentagens. Os romanos utilizavam os algarismos do seu sistema de numeração seguido de siglas como, “p cento” e “p c”. Por exemplo, a porcentagem de 10% era escrita da seguinte forma: “X p cento” ou “X p c”.

A crescente utilização da porcentagem no comércio e as suas inúmeras formas de escrita representacional originaram o símbolo que conhecemos hoje, %. Muitos acreditam que este símbolo teria evoluído a partir da expressão matemática.


Porém, alguns documentos altamente antigos sugerem que o % evoluiu a partir da escrita da expressão latina "per centum", sendo conhecido em seu formato atual desde meados do século XVII. Apesar do nome latino, a criação do conceito de representar valores em relação a uma centena é atribuída aos gregos.




Símbolo no século XV






Símbolo no século XVII




Símbolo a partir do século XVIII





Segundo o historiador David Eugene Smith, o símbolo seria originalmente escrito "per 100" ou "per c". Smith estudou um manuscrito anónimo de 1425, contendo um círculo por cima do "c". Com o tempo a palavra "per" acabaria por desaparecer e o "c" teria evoluído para um segundo círculo.

Atualmente, a porcentagem é estritamente importante para a Matemática financeira, dando suporte às inúmeras movimentações financeiras, na representação do mercado de ações envolvendo as operações de compra e venda, na construção de gráficos comparativos, qualitativos e quantitativos, na constituição de alíquotas de diversos impostos entre inúmeras outras situações.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Percentagem
http://www.brasilescola.com/matematica/porcentagem.htm

39 comentários:

  1. trabalho chato q me passaram na escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tmb a chata da prof da at passo

      Excluir
    2. chato é o prof que ñ sabe nada

      Excluir
    3. chato é o prof que ñ sabe nada sobre isso

      Excluir
    4. tudo é muito chato cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    5. Rebanhe de vagundo nem quer estudar!!

      Excluir
    6. Filhos de uma Chupa Rola Nao é Nem Preciso Ser Vidente Pra Descobrir o Futuro De Vc's

      Excluir
  2. Caraca que bobeira fazer um trabalho sobre isso!! ainda tenho de encadernar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. decha de ser reclamao cara

      Excluir
    2. reclamao nada ele ta certo eu tambem to fazendo isso e de cinco folhas cara escrevendo é pior a profa n deixa eu imprimir e aida to na segunda folha e vou para outra pesquisa sobre isso

      Excluir
  3. e froids prof passando trabalho no primeiro dia de aula

    ResponderExcluir
  4. toxu a capeta da prof fica passando uma parada dessa nao sei pra que

    ResponderExcluir
  5. A minha prof quer q eu faca isso :-P

    ResponderExcluir
  6. affz minha prof de matemática fica passando essas merdas pra gente fazer!!

    ResponderExcluir
  7. A prof pediu isso... afkz :P :/
    Ainda bem q aki ta bem resumido :) :D

    Ass.: ChocolattecomMenta =O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é loka menina?

      Ass.: ChocolattecomMenta =O

      Excluir
    2. Sou. E daí?

      Ass.: ChocolattecomMenta =O

      Excluir
  8. #Horrível Odeio Matemática Affs Grrrrr: Humor Irritada

    ResponderExcluir
  9. #Horrível Odeio Matemática Affs Grrrrr: Humor Irritada

    ResponderExcluir
  10. essa poha ta mi cansando

    ResponderExcluir
  11. Carolina Pompone Vaii Estuudar Vadia'

    ResponderExcluir
  12. vC aCHA q aLGUEM vAI qUERER vC NUMA EMPRESA CO,M ESSA SUA FORCA DE VONTADE CUZONA CHUPA ROLA NO MINIMO TU SO CONSEGUE TRABALHO DE PROSTITUTA

    ResponderExcluir
  13. E SE ALGUEM QUERER AINDA TEM ESSA'

    ResponderExcluir
  14. que trabalho chatooooooooooooo
    porque não passa liçao de casa ao inves de trabalho em grupo com alguns nerds

    ResponderExcluir
  15. Gostei mas a professora passou porcentagem pra apresentar que chatice .

    ResponderExcluir
  16. tudo e para nossa aprendizado no futuro .......

    ResponderExcluir
  17. seus puto do krl seus sem mae vai pega uma rola pra aquear seus fdp

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. odeio matematica o trabalho e muito chato

    ResponderExcluir