Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I a.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada. Um dos impostos criados pelos chefes romanos era denominado centésimo rerum venalium, e obrigava o comerciante a pagar um centésimo pela venda das mercadorias no mercado. Naquela época, o comércio de escravos era intenso e sobre as vendas era cobrado um imposto de 1/25 (um vinte e cinco avos).
Os cálculos eram feitos sem a utilização do símbolo de porcentagem, eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto no valor de 6/100 da comercialização, eles cobravam seis centésimos do preço do produto, isto é, dividiam o produto em cem partes iguais e pegavam seis partes, basicamente o que é feito hoje sem a utilização de calculadoras.
A intensificação do comércio por volta do século XV criou situações de grande movimentação comercial. O surgimento dos juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagens. A base escolhida foi o 100. O interessante é que mesmo com essa evolução, o símbolo que conhecemos hoje ainda não era utilizado pelos comerciantes. Muitos documentos encontrados e registrados apresentam uma forma curiosa de expressar porcentagens. Os romanos utilizavam os algarismos do seu sistema de numeração seguido de siglas como, “p cento” e “p c”. Por exemplo, a porcentagem de 10% era escrita da seguinte forma: “X p cento” ou “X p c”.
A crescente utilização da porcentagem no comércio e as suas inúmeras formas de escrita representacional originaram o símbolo que conhecemos hoje, %. Muitos acreditam que este símbolo teria evoluído a partir da expressão matemática.
Porém, alguns documentos altamente antigos sugerem que o % evoluiu a partir da escrita da expressão latina "per centum", sendo conhecido em seu formato atual desde meados do século XVII. Apesar do nome latino, a criação do conceito de representar valores em relação a uma centena é atribuída aos gregos.
Símbolo no século XV
Símbolo no século XVII
Símbolo a partir do século XVIII
Segundo o historiador David Eugene Smith, o símbolo seria originalmente escrito "per 100" ou "per c". Smith estudou um manuscrito anónimo de 1425, contendo um círculo por cima do "c". Com o tempo a palavra "per" acabaria por desaparecer e o "c" teria evoluído para um segundo círculo.
Atualmente, a porcentagem é estritamente importante para a Matemática financeira, dando suporte às inúmeras movimentações financeiras, na representação do mercado de ações envolvendo as operações de compra e venda, na construção de gráficos comparativos, qualitativos e quantitativos, na constituição de alíquotas de diversos impostos entre inúmeras outras situações.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Percentagem
http://www.brasilescola.com/matematica/porcentagem.htm
trabalho chato q me passaram na escola
ResponderExcluireu tmb a chata da prof da at passo
Excluirchato é o prof que ñ sabe nada
Excluirchato é o prof que ñ sabe nada sobre isso
Excluirtudo é muito chato cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirRebanhe de vagundo nem quer estudar!!
ExcluirFilhos de uma Chupa Rola Nao é Nem Preciso Ser Vidente Pra Descobrir o Futuro De Vc's
ExcluirMeeediigooos :)
ExcluirCaraca que bobeira fazer um trabalho sobre isso!! ainda tenho de encadernar!!
ResponderExcluirdecha de ser reclamao cara
Excluirreclamao nada ele ta certo eu tambem to fazendo isso e de cinco folhas cara escrevendo é pior a profa n deixa eu imprimir e aida to na segunda folha e vou para outra pesquisa sobre isso
Excluire froids prof passando trabalho no primeiro dia de aula
ResponderExcluirda o cu
Excluirbucetuda
Excluirkkkkkkkkkkkk
ExcluirBando de cusoes chupadores de pika
Excluirtoxu a capeta da prof fica passando uma parada dessa nao sei pra que
ResponderExcluirA minha prof quer q eu faca isso :-P
ResponderExcluiraffz minha prof de matemática fica passando essas merdas pra gente fazer!!
ResponderExcluirverdade... :P
ExcluirA prof pediu isso... afkz :P :/
ResponderExcluirAinda bem q aki ta bem resumido :) :D
Ass.: ChocolattecomMenta =O
Vc é loka menina?
ExcluirAss.: ChocolattecomMenta =O
Sou. E daí?
ExcluirAss.: ChocolattecomMenta =O
afs trabalho chato vey
ResponderExcluir#Horrível Odeio Matemática Affs Grrrrr: Humor Irritada
ResponderExcluir#Horrível Odeio Matemática Affs Grrrrr: Humor Irritada
ResponderExcluiressa poha ta mi cansando
ResponderExcluirCarolina Pompone Vaii Estuudar Vadia'
ResponderExcluirvC aCHA q aLGUEM vAI qUERER vC NUMA EMPRESA CO,M ESSA SUA FORCA DE VONTADE CUZONA CHUPA ROLA NO MINIMO TU SO CONSEGUE TRABALHO DE PROSTITUTA
ResponderExcluirE SE ALGUEM QUERER AINDA TEM ESSA'
ResponderExcluirque trabalho chatooooooooooooo
ResponderExcluirporque não passa liçao de casa ao inves de trabalho em grupo com alguns nerds
Gostei mas a professora passou porcentagem pra apresentar que chatice .
ResponderExcluirtudo e para nossa aprendizado no futuro .......
ResponderExcluirto de pal duro
ResponderExcluirseus puto do krl seus sem mae vai pega uma rola pra aquear seus fdp
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSALVE PROFESSOR DIORGENES!
Excluirodeio matematica o trabalho e muito chato
ResponderExcluirVergonha desses alunos. 🙄
ResponderExcluir